Educação Física (Licenciatura)

Educação Física (Licenciatura)

Reconhecimento Portaria  nº 807, de 14-11-2008, 75 vagas no turno noturno; tempo de duração do curso: 7 semestres; 

O Instituto de Ensino Superior da Funlec no seu curso de Educação Física licenciatura oferece:

Grau acadêmico conferido: Licenciado em Educação Física

Modalidade de ensino: Presencial

Regime de matrícula: Regime seriado  semestral

Período de Integralização: Duração mínima de 07 semestres

OBJETIVOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Formar profissionais para a  atuação no processo ensino-aprendizagem da Educação Física em todos os níveis e modalidades de ensino da Educação Básica, comprometidos com a educação, em uma abordagem integral e integrada, com decisões e atitudes intelectuais amparadas em princípios éticos, humanísticos e técnico-científicos; profissionais educadores que compreendam o corpo humano na sua inserção histórico-social, pressuposto para a formação da cidadania e o autoconhecimento dos usuários da Educação Física.

Objetivos Específicos 

Formar professores de Educação Física capazes de oportunizar a prática de atividades Físicas com foco nas diferentes formas e modalidades do exercício físico, da ginástica, do jogo, do esporte, das lutas e da dança.

Instrumentalizar o discente com atividades esportivas voltadas ao lazer e inclusão social, capacitando-o a adaptar o Esporte para as necessidades e finalidades da Escola.

Formar professores de Educação Física capazes de selecionar os conteúdos da cultura corporal de movimento, refletir sobre sua prática, bem como valorizar o esporte como conteúdo educacional no âmbito da Escola.

Desenvolver no discente o entendimento da Educação Física como uma área de intervenção profissional que utiliza as bases científicas da História, Sociologia, Psicologia, Biologia, Filosofia, Fisiologia, dentre outras ciências, para o aprimoramento das propostas educacionais de nossa área.

Possibilitar a apropriação de conhecimentos por meio de ensino, pesquisa e extensão que possibilitem ao aluno o domínio de competências de natureza técnico-instrumental que lhe permitam intervir na realidade escolar com competência técnica, comprometimento social e atitude ética.

Propiciar experiências que permitam o contato dos futuros profissionais com a realidade escolar, desenvolvendo o compromisso social e político da docência através de atividades de ensino e extensão;

Promover a unidade teoria-prática, por meio de atividades planejadas e sistematizadas de programas de iniciação científica, extensão, estágios, intercâmbios, monitorias e iniciação à docência, além de estudos complementares e outras atividades acadêmico-científico-culturais;

Preparar um profissional capaz de levar as crianças e jovens, por meio da educação física escolar, a compreenderem o binômio  atividade física e saúde, valorizando a adoção de um estilo de vida ativo como elemento importante para a saúde no contexto da modernidade.

Área de Atuação

Educação Física em todos os níveis de ensino da Educação Básica.

Bases legais do Projeto Político Pedagógico do Curso de Licenciatura em Educação Física do IESF:

RESOLUÇÃO CNE/CP 1, DE 18 DE FEVEREIRO DE 2002. – Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena.

RESOLUÇÃO CNE/CP 2, DE 19 DE FEVEREIRO DE 2002.(*) - Institui a duração e a carga horária dos cursos de licenciatura, de graduação plena, de formação de professores da Educação Básica em nível superior.

RESOLUÇÃO N° 7, DE 31 DE MARÇO DE 2004. (*) (**) Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Educação Física, em nível superior de graduação plena.